terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ano recorde em venda de máquinas

Satisfatório para os produtores rurais, 2013 também foi um ano positivo nas vendas de máquinas agrícolas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o crescimento na venda de máquinas agrícolas em 2013 deve chegar a 15%.

Segundo a entidade, 2013 foi um ano ímpar na comercialização. “2013 foi o ano de ouro para o setor de máquinas agrícolas, as vendas foram as maiores de toda a história do setor de implementos. Nunca se vendeu tanto. Esse cenário foi possível porque tivemos duas condições favoráveis, a conjuntura agrícola perfeita em produção e preços e uma política pública adequada em disponibilidade de financiamentos e taxas de juros baixas”, explica o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Abimaq, Gilberto Zancopé.

Ainda não há números fechados sobre o aumento nas vendas, mas a estimativa é de que o setor tenha crescido em torno de 15%. “Levando-se em conta que a indústria brasileira deve ter tido um crescimento zero, esse crescimento de 15% é muito importante e deve-se ao dinamismo do agronegócio. É a agricultura que vem puxando a economia brasileira para cima”, destaca Zancopé.

Para 2014, a expectativa é de continuidade no bom momento do setor. “Depois de um ano muito bom, o que esperamos para 2014 é uma pequena acomodação, ou seja, o ano pode apresentar uma pequena diminuição de tamanho, algo como 5% a menos que 2013. Ainda assim é um patamar muito bom para a indústria de máquinas agrícolas e se ficar desse tamanho, todos vamos comemorar”, conclui Zancopé.

Fonte: Portal Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário