quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Obama: negociação com Senado sobre impasse fiscal parece ter avançado

Em pleno feriado do Dia de Colombo, nos Estados Unidos, as bolsas americanas estão a todo vapor bem como as agendas do Congresso e da Casa Branca, dominadas pela solução do impasse sobre o teto da dívida do país, provocado pela discordância entre parlamentares democratas e republicanos sobre o assunto.

Caso não seja aprovada uma ampliação desse teto até quinta-feira, 17, os EUA não terão dinheiro para pagar os títulos da sua dívida e entrará em “default” (ou dará o calote) — situação que ocorreria pela primeira vez em 200 anos.

Durante um evento beneficente, nesta segunda, 14, em Washington, o presidente do país, o democrata Barack Obama, disse, a jornalistas, que as negociações com os republicanos pareciam ter avançado.

Congressistas de ambos os partidos passaram o fim de semana discutindo uma solução para o imbróglio, que já incomoda os mercados em todo o mundo. O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, disse, nesta manhã, estar bastante otimista sobre um acordo com a oposição sobre o teto da dívida.

Obama afirmou que poderá averiguar o quão avançadas estão realmente essas conversas, na reunião com os congressistas nesta tarde, na Sala Oval da Casa Branca. O vice-presidente, Joe Biden, também vai participar do encontro.

Fonte: Valor Econômico - Abimaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário