quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Produtor investe mais em máquinas


As vendas de máquinas e implementos agrícolas em Goiás cresceram entre 15% a 18% no primeiro semestre deste ano, segundo o presidente da Comissão de Cereais Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Flávio Faedo. A média, segundo Faedo, supera o crescimento nacional, estimado entre 10% e 15%, divulgado pela Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O dólar, que permaneceu em baixa nos primeiros meses do ano, a alta das commodities agrícolas, somados ao acesso mais facilitado a linhas de financiamento, favoreceram o investimento em máquinas e tecnologias pelas atividades agrícolas.

Em Goiás, o bom rendimento nas lavouras, em especial as de milho e soja, favoreceu para que o produtor investisse em máquinas mais modernas como tratores, colheitadeiras e plantadeiras. “O que motiva o produtor é o lucro na atividade que tem mantido margens razoáveis nos últimos três anos”, diz Faedo.

Com mais facilidade o produtor tem substituído máquinas antigas e sucateadas por equipamentos modernos e com mais tecnologia agregada. O fato, como explica Faedo, favorece tanto na agilidade do plantio e colheita quanto no aumento da produtividade. “O resultado com o investimento em tecnologia é o ganho de produtividade”, explica.

No País, apenas em julho, foram vendidas mais de seis mil máquinas, o que representa um crescimento de 11%. A expectativa para o próximo semestre é de que as vendas de máquinas e implementos continuem em expansão. Um dos motivos para o crescimento está ligado à alta dos preços dos grãos. Outro indicativo positivo no setor é o nível de emprego, que vem em alta.

Segundo a CSMIA/Abimaq, a agropecuária brasileira carece de ganhos de produtividade para fazer frente à elevação dos custos de produção e também à escassez de mão de obra na atividade rural. Embora as vendas de máquinas registrem altas no semestre, houve recuos nos três últimos meses.

Fonte: Perfil Empresarial / Abimaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário